PROJETO: #ABRACESALVADOR
Eu não sou autoridade para falar da história do Pelourinho, apesar de já ter subido e descido essas ladeiras incontáveis vezes. O que posso te contar é que o Pelourinho vai muito além dos coloridos casarões coloniais, antigo bairro da elite soteropolitana. Sua importância na conscientização e orgulho da baianidade e negritude não possui limites.
O Pelô, apelido carinhoso do bairro, inspira história, música, pintura, dança… enfim, CULTURA! Desde 1985, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Não dá pra passar uma hora por ali. Cada nova visita, descubro algo diferente, intrigante e apaixonante.
O nome Pelourinho, não tem um significado que me orgulha, já que é o nome de um artefato utilizado para castigar seres humanos escravizados, mas acredito que não vale a pena ser alterado. Atualmente deve ser utilizado de forma a relembrar que não devemos repetir os erros do passado, e principalmente que ser humano significa que todo mundo é diferente, mas a condição de humano é igual para todos.
A maioria dos turistas chega ao Pelô e nem sabe o que estão vendo, acham até que Jorge Amado morou ali. Tiram algumas fotos e vão embora sem conhecer a real beleza do local, a sua HISTÓRIA. Neste caso eu recomendo muito a visita com um GUIA CREDENCIADO, especialmente o @edvaldogomeia (tel:71988662325). Essa pessoa faz o trabalho com muito amor. Você vai gostar e decidir passar o dia inteiro por lá!