Foram 70 dias no Peru a base de comida peruana. Regressei 6 quilos mais gorda. Acho que tal fato pode resumir bem a minha opinião sobre a comida deste país.
Ainda em Lima, em meio a paixão pela culinária, resolvi fazer um curso pra aprimorar meus dotes culinários e conhecer os temperos secretos dos master chefs locais. Fiz uma aula experimental na @urbankitchen. por 150 soles. Valeu cada centavo! Tivemos CAUSAS de entrada e como pratos principais, CHEVICHE, LOMO SALTADO e o meu favorito, AJÍ DE GALLINA. A aula foi incrível, exagerei na comida e no vinho. Faz parte!
A base da maioria dos pratos peruanos é o AJÍ AMARRILHO, algo entre um pimentão amarelo e uma pimenta. Muito típico de lá. Voltei apaixonada e com alguns pacotes de SALSA A LA HUANCAÍNA, que tem como base esse ají.
Na Costa Peruana além dos pratos acima, vai se deparar com a delícia que é o ARROZ COM MARISCOS e os TIRADITOS. Tudo me dá água na boca.
No centro do país vai encontrar o fofíssimo CUY com cabeça e tudo, os ANTICHUCHOS (vísceras) e o ROCOTO RELLENO, sendo disfrutado nas mesas locais. Comer o Cuy dá pena, são muito lindos, mas vale experimentar. No Peru, faça como os peruanos. Foi o que eu fiz!
Em todo o país vai poder provar uma fusão de comida chinesa com a peruana nas famosas CHIFAS. Sempre com bom preço e pratos bem servidos.
Todos os pratos mencionados são encontrados em restaurantes caros e baratos. No Peru preço alto não é sinônimo de boa comida. O melhor ceviche que comi foi em um lugar baratinho. Se quiser comer caro e bem, recomendo o restaurante @chicha do Gastón Acurio.
Os restaurantes mais econômicos servem MENU (entre 6 e 20 soles). Significa uma sopa de entrada, um prato principal e um refresco, que pode ser uma CHICHA MORADA, bebida à base de milho escuro, muito consumida pelos peruanos.
Com exceção do Cheviche, os peruanos não tem o hábito brasileiro de comer muita proteína, então prepare-se para muito arroz, espagueti, batatas e milho (choclo). Entendeu a razão dos 6 quilos extras?